Na atual conjuntura em que se encontra a sociedade, educar hoje se constitui em um grande desafio. Se por um lado as informações que os educandos trazem para a escola, advindas dos vários meios de comunicação presentes na sociedade, contribuem com o processo educacional; por outro lado, também algumas dessas informações são destorcidas e deturpadas.
Nesta perspectiva, o professor tem que ter um “jogo de cintura” muito grande. Assim, vejo que diante desse cenário me vejo como uma profissional que está à procura do caminho certo para fazer a minha prática, a melhor possível. Dessa maneira, procuro desenvolver um trabalho que tenha a participação dos alunos, ouvindo suas opiniões e consequentemente, aprendendo com eles. Nesse processo, mudanças no ato educativo, acontecem, pois são essenciais como também necessárias. Quando elas acontecem e percebo que houve melhora no processo ensino e aprendizagem, o sentimento é o de ter contribuído qualitativamente com a aprendizagem. Além disso, também busco apoio com as experiências de colegas de profissão.
Enfim, os desafios pelos quais os profissionais da educação passam são poucos, mas é preciso que se tenha coragem e ânimo para que se possa fazer do nosso trabalho uma forma de transformação de uma dada realidade, dentro das nossas possibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário