segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Conscientizando e Reciclando

Autoras: Almira, Divina, Dorilene, Ildina, Sirlene e Vanilde
I - JUSTIFICATIVA

O projeto ora apresentado partiu da vivência cotidiana dos profissionais em educação da Escola Estadual Francisco Pereira Felício que, percebendo ao comportamento do educando em relação ao seu material didático, foi observado o desperdício exagerado e inconseqüente dos mesmos em relação e esse material, não só o educando, também o corpo docente da escola e, embasados nessas observações surgiu naturalmente a necessidade de se trabalhar esse tema tão presente e tão necessário.
Com o eixo mostrado: Conscientizando e reciclando, pretende-se, através da reciclagem do papel descartado na escola, se trabalhar a conscientização sobre ecologia, economia, higiene e convívio saudável levando todos a uma prática de vida sustentável e conseqüente crescimento como cidadão.
Observando o desperdício de material escolar, principalmente de folhas de papel ofício e dos cadernos dos alunos, propomos o projeto conscientizando e reciclando, visando a valorização dos materiais educativos e reaproveitando-os através da reciclagem dos resíduos produzidos em sala de aula, ou mesmo através da coleta dos discente em casa, na rua ou bairro onde moram.
A fim de que o projeto promova a ampliação do conhecimento sobre a reciclagem de papel, será feito em um primeiro momento um trabalho de conscientização que mostre ao aluno a importância da conservação de seu material didático, depois do reaproveitamento do que for lançado fora como lixo, trabalhando a partir daí, o processo de reciclagem e o uso deste material reciclado.


II - OBJETIVOS

GERAL:
Compreender a natureza como um todo, reconhecendo à importância da transformação da consciência humana em favor da conservação do meio ambiente, assim como, a valorização da reciclagem e reaproveitamento do papel, que na maioria das vezes é descartado no cotidiano da vida do educando de forma inconsciente.

ESPECÍFICOS:

• Somar diferentes idéias e esforços na coleta de papel, contribuindo para o bem estar em nossa escola;
• Reunir grupos diversificados para planejar e acompanhar o processo de reciclagem e reaproveitamento do papel;
• Conhecer o processo de reciclagem de papel, assim como, conscientizar-se em relação ao uso e conservação do material pedagógico;
• Compreender e entender as diferentes dimensões do processo de reciclagem do papel;
• Valorizar a dimensão de informações socialmente relevantes a conservação do meio ambiente;
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na conservação do material didático;
• Identificar diferentes técnicas que permitem as transformações de materiais e a conservação dos ambientes;
• Promover campanha que evidencie a importância da reciclagem, sensibilizando-os para as questões ecológicas;
• Induzir o educando a preservação do meio em que vive, utilizando os recursos naturais para a sua existência;
• Reaproveitar os recursos naturais com a visão responsável ao não desperdício, dando ênfase aos recursos sustentáveis;
• Compreender a cidadania como participação social e política assim como, exercícios de direitos e deveres sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes solidárias, críticas e conscientes em relação a seu papel como agente ativo no processo de conquistas da cidadania;
• Utilizar o material reciclado na confecção de cartazes e cartões em datas comemorativas.

III - METODOLOGIA

O tema será trabalhado através de pesquisas bibliográficas, na internet e de campo, com o apoio de palestras e debates. Serão também realizadas oficinas de reciclagem para produção de papel reciclado para reaproveitamento na própria unidade escolar.

IV - RESULTADO ESPERADO

No decorrer ao término desse projeto, espera-se que o educando e a comunidade escolar como um todo, tenha desenvolvido um senso crítico de preservação de seu material didático como forma de consciência ecológica e socioeconômica e, com isso, o utilize de forma racional. Mais ainda, oferecer conhecimentos teóricos e práticas em reciclagem de papel como forma de reaproveitamento de materiais descartados.



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Relato de experiência


Um dos objetivos da Unidade Escolar é tornar o ensino aprendizagem envolvente e agradável. Nesse sentido, a escola Estadual Francisco Pereira Felício inseriu em seu Projeto Político Pedagógico ações tendo em vista esta finalidade, sobretudo com a intenção de desenvolver a leitura e escrita dos seus educandos.
Percebendo que os alunos apresentam uma dificuldade com relação à escrita correta das palavras, a equipe escolar introduziu em sua proposta pedagógica a ação do Concurso Soletrando visando sanar as dificuldades como também atualizar os conhecimentos sobre o novo acordo ortográfico.
O Concurso foi planejado nas modalidades: 3º ao 5º ano; 6º ao 9º ano e Ensino Médio em três momentos distintos. No primeiro momento os alunos estudaram o novo acordo ortográfico e as professoras, a partir das atividades do concurso selecionaram dois alunos de cada turma para a semifinal (2º momento). Neste momento, ficou um aluno de cada sala para a disputa final. Neste último, foi observado que os estudantes estavam bem preparados, pois foi uma disputa bem equilibrada entre os participantes.
Vale a pena ressaltar que durantes os estudos em sala de aula as professoras utilizaram vários recursos, dentre eles o computador, internet e data-show para favorecer uma melhor aprendizagem, uma vez que tais recursos se constituem como elementos indispensáveis nos dias atuais, pois trazem uma motivação a mais no processo ensino e aprendizagem. É importante também destacar que os educandos apresentaram um desempenho muito bom e uma ótima participação.